Por Gilvan Müller de Oliveira e Estudantes UFSC
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Sobre o Projeto
O projeto Cúpula dos BRICS+, desenvolvido em 2025.1 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob orientação do Prof. Gilvan Müller de Oliveira, proporcionou uma análise aprofundada das dinâmicas linguísticas em países integrantes e associados ao bloco. Cada estudante investigou um país – África do Sul, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, China, Egito, Tailândia e Nigéria –, produzindo cinco vídeos que exploram desde a oficialização de línguas até políticas linguísticas externas. A diversidade de abordagens revela como esses Estados equilibram identidade nacional, pluralismo linguístico e projeção internacional, seja através do mandarim na China, do Bahasa na Indonésia ou do árabe nos Emirados.
Os materiais, disponibilizados em canais no YouTube, destacam desafios comuns, como a inclusão de línguas minoritárias nos sistemas educacionais e midiáticos, além de estratégias de equipagem linguística na era digital. Esta iniciativa amplia o debate acadêmico sobre políticas linguísticas no Sul Global e oferece um repositório acessível para pesquisas futuras, reforçando o papel da linguagem como eixo estratégico de desenvolvimento e cooperação multilateral.

África do Sul

Por Sandra Braga Bernardes
Apresentação e contextualização
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas
Por Júlia Teodoro da Silva
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas

Indonésia

Por Emanuelli Vieira de Oliveira
Apresentação e contextualização
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas
Por Laura Ravache Matos
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas

Índia

Por Mileni Gertrudes Neis
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas

Emirados Árabes Unidos

Por Julio Henrique Girelli
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas

China

Por Uiara do Nascimento Nunes
Apresentação e contextualização
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas

Egito

Por Bruna Rosseli Meneghin
Apresentação e contextualização
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas
Por Rafaela Monticelli
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas

Tailândia

Por Israel Antônio de Santana Junior
Apresentação e contextualização
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas Externas

Nigéria

Por Marcos Vinicius Martins da Silva
Apresentação e contextualização
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas

Vietnã

Por Júlia Letícia Sottili
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas

Malásia

Por Ágatha Carvalho Rodrigues Barbosa
Políticas de Língua Oficial
Políticas Linguísticas Educacionais
Políticas Linguísticas na Mídia e nos Meios de Comunicação
Políticas Linguísticas e Equipagem das Línguas
Políticas Linguísticas Externas


Gilvan Müller de Oliveira
Professor na UFSC e Coordenador Geral da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo e do Grupo de Trabalho Geopolíticas do Multilinguismo.

Sandra Braga Bernardes
Doutoranda em Linguística Aplicada (UFSC). Mestra em Linguística Aplicada (UFSC). Graduada em Letras Língua Portuguesa (UFSC) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (FIAM-FAAM).

Júlia Teodoro da Silva
Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (Licenciatura) na UFSC.

Emanuelli Oliveira
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciada e bacharela em Letras – Língua Francesa e Literaturas e Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Laura Ravache Matos
Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (Bacharelado) na Universidade Federal de Santa Catarina.

Mileni Gertrudes Neis
Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina.

Bruna Rosseli Meneghin
Mestranda em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Teoria, Descrição e Análise de Línguas Naturais. Bacharela em Letras – Espanhol pela mesma instituição. Atua como professora de espanhol como língua estrangeira.

Rafaela Monticelli
Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (Licenciatura) na Universidade Federal de Santa Catarina.

Israel Antônio de Santana Junior
É licenciado em Letras Português–Inglês pela Universidade de Pernambuco. Mestrado em Educação Básica pela UNIARP-SC. Atualmente é Doutorando em Estudos da Tradução – UFSC.

Marcos Martim
Tradutor, revisor, professor de Língua Portuguesa e Literatura na educação básica de São José, Santa Catarina e pesquisador em Linguística. Doutorando na UFSC na área de Estudos do Campo Discursivo, é Mestre pela mesma instituição. Também atua como Language Specialist em projetos relacionados ao desenvolvimento de inteligência artificial na iMerit Technology.

Júlia Letícia Sottili
Graduanda no curso de Letras – Português na Universidade Federal de Santa Catarina.

Ágatha Carvalho Rodrigues Barbosa
Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (Licenciatura) na Universidade Federal de Santa Catarina.