Projeto Cúpula dos BRICS

Por Gilvan Müller de Oliveira e Estudantes UFSC

O projeto Cúpula dos BRICS+, desenvolvido em 2025.1 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob orientação do Prof. Gilvan Müller de Oliveira, proporcionou uma análise aprofundada das dinâmicas linguísticas em países integrantes e associados ao bloco. Cada estudante investigou um país – África do Sul, Indonésia, Emirados Árabes Unidos, China, Egito, Tailândia e Nigéria –, produzindo cinco vídeos que exploram desde a oficialização de línguas até políticas linguísticas externas. A diversidade de abordagens revela como esses Estados equilibram identidade nacional, pluralismo linguístico e projeção internacional, seja através do mandarim na China, do Bahasa na Indonésia ou do árabe nos Emirados.

Os materiais, disponibilizados em canais no YouTube, destacam desafios comuns, como a inclusão de línguas minoritárias nos sistemas educacionais e midiáticos, além de estratégias de equipagem linguística na era digital. Esta iniciativa amplia o debate acadêmico sobre políticas linguísticas no Sul Global e oferece um repositório acessível para pesquisas futuras, reforçando o papel da linguagem como eixo estratégico de desenvolvimento e cooperação multilateral.



Por Júlia Teodoro da Silva



Por Laura Ravache Matos









Por Rafaela Monticelli











Gilvan Müller de Oliveira

Professor na UFSC e Coordenador Geral da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo e do Grupo de Trabalho Geopolíticas do Multilinguismo.

Sandra Braga Bernardes

Doutoranda em Linguística Aplicada (UFSC). Mestra em Linguística Aplicada (UFSC). Graduada em Letras Língua Portuguesa (UFSC) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (FIAM-FAAM).

Júlia Teodoro da Silva

Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (Licenciatura) na UFSC.

Emanuelli Oliveira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciada e bacharela em Letras – Língua Francesa e Literaturas e Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Laura Ravache Matos

Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas (Bacharelado) na Universidade Federal de Santa Catarina.

Mileni Gertrudes Neis

Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina.

Bruna Rosseli Meneghin

Mestranda em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Teoria, Descrição e Análise de Línguas Naturais. Bacharela em Letras – Espanhol pela mesma instituição. Atua como professora de espanhol como língua estrangeira.

Rafaela Monticelli

Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (Licenciatura) na Universidade Federal de Santa Catarina.

Israel Antônio de Santana Junior

É licenciado em Letras Português–Inglês pela Universidade de Pernambuco. Mestrado em Educação Básica pela UNIARP-SC. Atualmente é Doutorando em Estudos da Tradução – UFSC.

Marcos Martim

Tradutor, revisor, professor de Língua Portuguesa e Literatura na educação básica de São José, Santa Catarina e pesquisador em Linguística. Doutorando na UFSC na área de Estudos do Campo Discursivo, é Mestre pela mesma instituição. Também atua como Language Specialist em projetos relacionados ao desenvolvimento de inteligência artificial na iMerit Technology.

Júlia Letícia Sottili

Graduanda no curso de Letras – Português na Universidade Federal de Santa Catarina.

Ágatha Carvalho Rodrigues Barbosa

Graduanda em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (Licenciatura) na Universidade Federal de Santa Catarina.

Gostou de conteúdo? Compartilhe!

Outras publicações

Acompanhe nossos outros canais

GeoMultLing

A GeoMultLing é um grupo de trabalho dedicado a promover e disseminar pesquisas nos sete eixos da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, explorando áreas cruciais como educação multilíngue, direitos linguísticos, multilinguismo no ciberespaço, políticas linguísticas e geopolítica linguística.

Direitos Autorais @ 2025 – Universidade Federal de Santa Catarina